As HQs vão dominar o mundo! Confira essa pesquisa super interessante sobre os hábitos dos leitores de HQ no Brasil!

7. abril 2016 11:44 | Texto por Joao Felipe Marques

Você aí do outro lado ja está cansado de saber que este redator é simplesmente fascinado por HQs de todos os tipos, formas e tamanhos. Se tiver um super-herói voando na capa então, melhor ainda! Mas será que você sabe quantos de nós estão espalhados pelo Brasil.

O fã médio de quadrinhos no Brasil lê de uma a três vezes por semana uma HQ de papel comprada em uma banca de jornal e considera como preferido o personagem Batman. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Omelete Group (www.omelete.com.br) – que coletou e analisou informações de 13.724 pessoas que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade.

Entre outros dados da pesquisa referentes ao mundo das HQs, estão as citações às maiores empresas de quadrinhos do mundo como duas das cinco marcas mais amadas pelos fãs de cultura pop. A Marvel (20%) aparece na primeira posição, à frente de Disney (15%) e Google (14%). Em seguida, DC Comics (9%) ocupa o quarto lugar, à frente da Apple (7%).

O Batman, talvez o personagem de HQ mais popular e influente de todos os tempos, também ocupa uma posição de destaque no universo pop: ele é o super-herói favorito da maioria – com 33%, à frente do Homem-Aranha (16%), Homem de Ferro (8%), Wolverine (6%) e Superman (5%) –, e também a série em quadrinhos predileta dos leitores com 19%, superando Homem-Aranha (9%), Sandman (8%), X-Men (7%), Watchmen e The Walking Dead (ambos com 6%).

O modo como os quadrinhos são consumidos no país também foi abordado na pesquisa. Segundo os dados, a maioria (21%) tem o hábito de ler HQ de uma a três vezes por semana. Mesmo em plena era digital, 52% preferem o papel para acompanhar as obras em arte sequencial – o computador, entretanto, aparece em segundo lugar (30%), motivado por iniciativas como o Social Comics, uma espécie de Netflix de HQs pioneiro no país. O local onde os títulos são comprados ainda é a boa e velha banca de jornal (24%), apesar das livrarias já representarem quase a mesma fatia em preferência (23%).

“Os quadrinhos servem como material base para o que hoje é considerada arte pop de altíssimo nível. O cinema, ainda em primeiro lugar na preferência do público, bebe diretamente dessa fonte, assim como o streaming, que representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Esse tipo de serviço está dominando o mercado, e a abrangência do Netflix com o tema super-herói gerou a química perfeita”, ressalta Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group.

Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções